sábado, novembro 04, 2006

Casamento de Romenos em Portugal (II parte - na Igreja)


...no que deveria ser uma curta viagem, de Linda-a-Velha a Caselas, acabou para ser um passeio turístico para a maioria dos convidados e para os noivos, porque seguiram até Algés, Belém e só depois Caselas.
Por acaso, eu segui pela CRIL, A5 e logo a seguir para Caselas, nem 5 minutos demorei....mas perdi o cortejo que, segundo informações de boa fonte, foi "hilariante"....(o noivo desesperava no automóvel que o transportava e descarregava uma data de asneiras em bom português...).

Quando finalmente o cortejo chegou a Caselas, à Igreja, já a mãe do noivo sabia que a cerimónia não se iria realizar aí, mas sim noutro local, porque ia haver uma reunião de padres e não dava tempo....mas o padre não sabia a morada, só sabia lá ir ter, pelo que tinham de o seguir...

(acho que estas mudanças não teriam tido lugar com Portugueses, mas com Romenos podem abusar que eles não se queixam. A cerimónia já tinha sido mudada uma vez, porque era suposto ter lugar às 17h e na própria semana do casamento o padre informou que teria de ser o mais tardar às 15h30. Enfim, palavras para quê?)

Finalmente chegámos ao local da cerimónia, por trás do edifício do CEMFA, num género de barracão transformado em local de culto.

E lá começou...os noivos riam imenso, mas não sei se era o padre que dizia alguns disparates em romeno que os faziam rir ou só o nervoso, a noiva mascava pastilha elástica e tinham 4 madrinhas e 4 padrinhos, se não estou em erro, que seguravam alternadamente num género de dois aros ligados por uma fita que colocavam acima de cada uma das cabeças dos noivos.

De repente, alguém tira de um saco qualquer coisa e começa a atirar aos noivos, aos padrinhos e madrinhas e ao padre, mas aquilo não eram flores, nem arroz, eram rebuçados, mas atirados com tanta força que eu estava a ver quando é que acertavam em cheio na cabeça do padre...isto é que foi mesmo hilariante, porque depois foi toda a gente apanhá-los e comê-los...

No final a cerimónia foi servido pão com mel, mas não sei e ainda não descobri porquê...

Como era muito cedo para seguirmos para o copo d'água, ficámos todos na rua a fazer horas e a tirar fotografias...só faltavam 2 horas para seguirmos para a parte supostamente mais interessante da boda...


(Final da II Parte)




Sem comentários: