quarta-feira, novembro 01, 2006

Casamento de Romenos em Portugal (I parte-em casa dos noivos)


Pois é, desta feita fui a um casamento de romenos, em Portugal...

Primeiro que tudo, foi um casamento ortodoxo, mas como não há Igreja Romena Ortodoxa em Portugal, acho que era na Igreja Grega Ortodoxa. Também não interessa muito, porque o mais giro de tudo é a tradição e, neste caso, a tradição ainda é o que era...

Saltemos os comes e bebes e passemos ao que interessa.

Em casa dos noivos (porque estavam ambos a viver sob o mesmo tecto) o noivo, muito nervoso, sentou-se à frente de uma mesa, onde estavam 5 pães, vindos especialmente da Roménia, quatro em cada canto e um no meio.

A dada altura, a mãe do noivo pegou na ponta de um lenço com a mão direita e deu a outra ponta ao noivo para a agarrar; na mão esquerda livre segurou então o pão que estava no centro da mesa, uma garrafa de licor (neste caso era Martini...) um cálice vazio e começaram a andar em volta da mesa com o noivo a benzer-se 3 vezes em cada canto; depois de 3 voltas à mesa o noivo sentou-se e do outro lado a mãe começou a discursar ao filho (em romeno, claro) e essa parte não percebi nada, mas felizmente a mãe do noivo já me tinha explicado que ela tinha de pedir desculpa ao filho por todos os erros que tinha cometido e que agora era altura dele seguir a vida dele e perdoar-lhe os seus erros. Depois o noivo bebeu 3 golos de Martini e despejou o resto para trás das costas.

Esqueci-me de dizer que o noivo tinha 2 damas de honor (que tinham de ser duas meninas solteiras) que não o podiam largar até à Igreja....

Então, o noivo, acompanhado das suas damas de honor, desceu ao r/c do prédio e, imobilizado à porta literalmente (porque só podia olhar em frente) esperou que a noiva cumprisse a tradição.

Em casa, a noiva fez exactamente o mesmo que o noivo.

Quando a noiva desceu, colocou uma flor na lapela do noivo e este entregou o "bouquet" que tinha na sua posse à noiva.

Resta dizer que, de vez em quando, uma das romenas que estava na festa começava a gritar umas ladainhas que não percebi, mas que ainda vou tentar descobrir.

Ai, ai, o carro da noiva levava colado no "capot" um género de cesto com dois bonecos que simbolizavam os noivos e fitas de cores a enfeitar.

Se conseguir arranjar algumas fotos depois coloco aqui....


(final da I parte)

Aquela parede tão branquinha e limpinha ficou toda cheia de Martini!

Sem comentários: