quinta-feira, setembro 10, 2009

Os Bons Malandros foram de férias

2º dia – 27 de Agosto – Marvão/Castelo de Vide/Quinta da Bela Vista


No segundo dia, que seria o mais calmo por estarem dentro da mesma área, resolveram seguir viagem até Portagem, para beber café, mas estava tudo fechado, eram 10h da manhã! Alentejo, já se vê…

Por isso, voltaram para o carro e resolveram ir visitar as ruínas romanas de Ammaia, só que, quando lá chegaram, era a pagantes, por isso seguiram viagem para Castelo de Vide, a cerca de 10 minutos, uns 12 km.

Em Castelo de Vide, depois de estacionar o carro, foram beber café, já o calor começava a apertar e depois subiram a ladeira toda até ao Castelo e ao burgo medieval que visitaram por completo, sem perder pitada! Nem o wc medieval escapou!

Foram também visitar a Judiaria e a sua Sinagoga (ou melhor, Beit- Ha-Midrasch-Sefardin), com núcleo museológico, onde ficaram a saber que Garcia da Orta (originário de Castelo de Vide, onde nasceu em 1501) era cristão-novo e que até as suas ossadas, em Goa, foram retiradas da terra, queimadas e as cinzas deitadas ao rio. A sua irmã foi queimada viva num Auto de Fé, pela Inquisição. Belos tempos aqueles. Muitos judeus refugiaram-se em Castelo de Vide vindos de terras de Espanha, e muitos tornaram-se cristãos-novos para lá poderem continuar a viver, se bem que continuando os seus ritos judaicos às escondidas.
Sempre aprenderam mais um pouco da nossa rica História.

Depois, com o calor a apertar cada vez mais, numa esplanada almoçaram.

Voltaram ao carro para seguir até à Quinta da Bela Vista, a cerca de 20 kms para norte, no sentido de Póvoa e Meadas, onde chegaram pelas 15h.

Depois de arrumarem a “loja”, os Bons Malandros, excepto a Júnior que resolveu ficar na piscina, rumaram de novo a Portagem, para beber uns copos (poucos) e comer um pires de caracóis na famosa esplanada à sombra. Entretanto tinham esvaziado a famosa piscina, para limpeza com certeza.

No regresso, passaram pelo Pingo Doce para se abastecerem para o jantar.

Já na Bela Vista, rumaram para um mergulho na piscina, sem o Sénior que, como de costume ficou a ver televisão, até serem horas de irem ver (os homens) o jogo do Benfica à Casa grande.

Jantaram pelas 22h.

Sem comentários: