quinta-feira, outubro 23, 2008

Jardins da Linha (ou em Linha?)

Há alguns anos atrás, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) resolveu alterar alguns jardins da zona onde resido (Medrosa). Para tal enviou equipas multidisciplinares (como agora se chamam) para levantamento e estudo de soluções.

As obras iniciaram-se em metade da Rua Dr. Manuel Fernandes Duarte. Foram retirados os arbustos que lá estavam, a relva, colocadas tubagens para rega automática e plantas novas.

Passados estes anos, não me lembro quantos, mas provavelmente 3 ou 4, tenho um pântano à frente de casa. Das plantas lá colocadas, metade morreu provavelmente por excesso de água e as ervas daninhas continuam a proliferar, apesar dos esforços de equipas que vão sendo enviadas ao local pontualmente, para as retirar.

O problema surge por causa do excesso de água. É que, seja de Verão ou de Inverno, a rega começa pelas 21h25 e termina cerca de 20 minutos depois, todos os dias. Penso que volta a regar pela meia-noite. Isto, quer chova abundantemente ou esteja tempo seco. As ervas daninhas essas, não se queixam, e há-as com fartura, excepto nos charcos, onde eu espreito todos os dias para ver se já surgiram sapos. Não me admiraria tal.

De quem a responsabilidade?

Este ano, a CMO resolveu fazer o mesmo ao outro lado da rua. Apressadamente, porque a inauguração estava prevista para um dia X e na véspera ainda andavam os funcionários a tratar de tudo, à boa maneira portuguesa. A obra inaugurou-se com pompa e circunstância, com a presença do Exmo. Senhor Presidente & Cia. Mas a rega automática, essa, não funcionou durante meses. Até funcionar, regularmente, funcionários da CMO (?) foram regando a zona e aproveitando para lavar os carros. Fomos nós quem pagámos a factura da água como bons munícipes e contribuintes que somos.

Eu não adivinho o futuro, mas o futuro do jardim do outro lado da rua deve dar num pântano também. Pode se que venham as salamandras e as rãs. Novos habitats, e depois quem negará à CMO o seu envolvimento em defesa do ambiente?

Sem comentários: